Já faz algum tempo que não escrevo alguma neuroreflexão!

Chegamos naquela semana entre o Natal e o Ano Novo e, olhando para o ano que se aproxima.

Assim, muitos almejam enterrar às frustrações, os projetos mal sucedidos, às desilusões no passado do Ano Velho e buscar no futuro do Ano Novo a esperança, o novo, o imaginário, o sonho que virá.

Vamos refletir!

Dentre as figuras e mitos da Mitologia Clássica e Romana, poucas são tão singulares como o mito romano do deus Jano, conhecido entre esse povo como Janus, e que até levou ao nome do nosso primeiro mês do ano (Janeiro).

Janus mantém uma de suas faces sempre voltada para frente, o porvir, e a outra, para trás, em apreciação ao que já se passou.

Os Antigos Romanos nos falam de Jano como o deus dos começos e das transições, assim como também das portas e dos portões, das passagens, dos fechamentos e do tempo

Jano com frequência simboliza as mudanças e transições, como a passagem do futuro para o passado, de uma condição para outra, de uma visão para outra, e da juventude para a vida adulta. Representa o tempo por ser capaz de ver o passado com uma face e o futuro com a outra.

E assim, temos a nossa janela...ela pode permanecer fechada para a nossa proteção, entretanto ela não nos deixará olhar o horizonte ou podemos abri-la livremente sem nenhum tipo de proteção. Ou seja, permanecer sempre no passado ou almejar o futuro podem não trazer o equilíbrio para a nossa alma.

A nossa janela deve ser a transição, permitindo que possamos olhar o passado e tirar as lições ou mirar o horizonte em busca da esperança, mas desfrutar do presente. O nosso tempo é o agora!

"A verdadeira felicidade é gozar o presente, sem uma dependência ansiosa do futuro, não nos divertir com esperanças ou medos, mas ficar satisfeitos com o que temos, o que é suficiente, para quem não quer nada. As maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e ao nosso alcance. Um homem sábio está contente com sua sorte, seja o que for, sem desejar o que não tem." – Sêneca

"Se apossar da tarefa de hoje, e você não precisará depender tanto da de amanhã. Enquanto adiamos, a vida acelera." – Sêneca

"Todos os dias, antes de dormir
Lembro e esqueço como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder" assim Renato Russo nos brindou com uma bela canção!

E assim, vamos agradecer o nosso dia! Vamos fazer o simples bem feito e com alegria! Leia, estude e não canse de aprender! Busque ajuda se assim for !

Abra a janela da vida e seja pleno em cada coisa ainda que pareça pequena.

Viva na forma adulta de ser criança, debruce na janela e não olhe a vida passar através dela...Viva!

Gratidão é reconhecer que todo dia vivido é um presente!

#ano novo #natal #mitologia #tempo #neurociências

Ricardo Santos de Oliveira