Globe25SelectBlue
Image
Image

PALAVRA DA PRESIDÊNCIA

DEZEMBRO 2022

PALAVRA DA PRESIDÊNCIA

DEZEMBRO 2022

Caros membros da SBNped,

Enfim chegamos em dezembro. O ano de 2022 passou muito rápido! Foram muitos eventos e principalmente houve a retomada dos congressos presenciais.

O que esperar de 2023?
Podemos esperar muito!
Sem dúvida será um ano muito importante para a SBNped. Destaco alguns eventos que ocorrerão em 2023. Teremos grandes eventos nacionais e internacionais e manteremos o nosso curso de educação continuada on line da segunda feira à noite.
Grandes eventos presenciais ocorrerão em 2023. O principal, sem dúvida, será o congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica em Goiânia. Participem, preparem trabalhos, incentivem colegas e estudantes a participarem! Será a retomada do nosso congresso após a pandemia. A comissão científica tem trabalhado bastante para que seja um grande evento. Além desse evento teremos também o congresso brasileiro de neurocirurgia em São Paulo, evento máximo da nossa sociedade mãe que é a SBN.

No âmbito internacional a SBNped foi convidada a participar de dois eventos como sociedade convidada. Teremos um joint meeting com a Sociedade Europeia de Neurocirurgia Pediátrica (ESPN). A reunião ocorrerá em Roma e o tema principal da reunião conjunta será epilepsia (https://www.espneurosurgery.org/).
Participaremos também do Congresso Alemão de Neurocirurgia que será em Stuttgart no final de junho. As aulas e temas livres na área de pediátrica serão em inglês. O presidente do congresso será o Prof. Marcos Tatagiba, que dispensa apresentações (https://www.dgnc-kongress.de/ab/general-information/welcome-note/).
Os dois eventos estão aceitando e incentivando os neurocirurgiões e estudantes brasileiros a enviarem trabalhos científicos.
Outro destaque será a realização do congresso da ISPN no Chile. Será um evento mundial da ISPN novamente na América do Sul. Será uma grande oportunidade de aprendizado e para apresentar o melhor da neurocirurgia pediátrica brasileira para o mundo.
As nossas reuniões mensais da segunda feira continuarão firmes e fortes. Apesar de termos cada vez mais atividades presenciais, as atividades on line continuam sendo uma forma de agregação e democratização da informação. Além disso as reuniões de segunda feira têm se tornado um grande banco de aulas, com grande índice de visualizações no Youtube. Esse ano começaremos com a aula do professor Benjamim Warf. Ele falará sobre inovações na endoscopia para hidrocefalia e sobre sua experiência na África. Na sequência do ano teremos aulas de anatomia seguidas por um tema da neurocirurgia pediátrica.

Espero que todos participem e fortaleçam cada vez mais a SBNped.
Que venha 2023!
Desejamos a todos os associados um feliz Natal e um ano novo repleto de saúde e felicidades!

Dr. Ricardo Gepp
Presidente SBNPed (2022-2023)

PALAVRA do Futuro Presidente

Amigos e amigas da Neurocirurgia Pediátrica brasileira,

Ao nos aproximarmos do fim de 2022, é importante reconhecer o privilégio de viver uma época tão pulsante da nossa Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, SBNPed. Este ano marcou a retomada atenta e a recuperação dos desafiadores anos de 2020 e 2021, em que fomos privados dos encontros presenciais tão importantes para nossa atualização e em que a própria prática cirúrgica foi duramente prejudicada pela pandemia de covid-19.
No campo dos eventos científicos, um grande sucesso foi alcançado com a realização do Curso Latinoamericano de Neurocirurgia Pediátrica em Fortaleza e com participações marcantes no Congresso Brasileiro de Neurocirurgia em João Pessoa e no Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia em São Paulo, além de uma participação muito significativa no encontro anual da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica, em Singapura agora em dezembro. Já estamos todos ansiosos para nos encontrarmos novamente no evento maior da nossa sociedade, o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica em agosto de 2023, em Goiânia.
Mesmo com esta agenda presencial intensa, consolidamos os encontros online como maneira efetiva de estarmos permanentemente em contato com discussões de elevado nível técnico e muita interação. Paralelamente, outras conquistas têm sido fortalecidas, como a revista da sociedade, o Archives of Pediatric Neurosurgery, e o aperfeiçoamento das modalidades de sustentação material da sociedade.
Alicerçados pelas raízes lançadas por nossos grandes mestres, vemos os desafios futuros para os próximos anos como fonte de motivação. Nesse sentido, podemos incluir na lista de propósitos uma melhor caracterização dos serviços de Neurocirurgia Pediátrica do país, a intensificação de parcerias com outras sociedades, como a Sociedade Latinoamericana de Neurocirurgia Pediátrica, e a estruturação de processos de mentoria dentro da sociedade.
Somos um país muito diverso, porém desigual. Precisamos, como sociedade, estimular e valorizar tanto a incorporação de tecnologias sofisticadas e avançadas quanto as ações voltadas para democratizar o acesso ao cuidado neurocirúrgico de qualidade para nossas crianças. Sem esquecer uma característica muito própria e que constitui boa parte da alma da SBNPed: as profundas relações pessoais de amizade e de boa convivência entre seus membros, base da troca contínua de experiências que tem como maiores beneficiados os nossos pequenos pacientes.

Dr. Carlos Eduardo B. Jucá
Presidente eleito (2024-2025)

 

Image

Revista Archives of Pediatric Neurosurgery

Cistos aracnóides, hidrocefalias, cranioestenoses e mal formações do tubo neural entre outros temas indispensáveis ao neurocirurgião pediátrico, a revista Archives of Pediatric Neurosurgery, em 2022 comemorou sua 10ª edição. Corpo editorial de respaldo internacional, um periódico científico que já nasce grande. Desfrutem. Parabéns.

Retomada dos Eventos Presenciais em 2022

2022 marcou a retomada dos eventos presenciais após angustiante tempo de isolamento. A sociedade brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, uma das mais representativas do mundo, além dos maiores congressos nacionais ( XXXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, João Pessoa/PB, 20 - 24 abril e o 20º. Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia, São Paulo/SP, 07-10 setembro) com membros titulares entre seus palestrantes, aconteceu a 3ª parte de 4 do Latin American Course que ocorreu de 4 a 9 de abril de 2022 em Fortaleza/CE.
Internacionalmente estivemos bem representados no IX CLANPED - Congreso Latinoamericano de Neurocirugia Pediátrica, Mendoza, Argentina, 28 - 30, setembro e fechamos com chave de ouro no 48th Annual Meeting of the International Society for Pediatric Neurosurgery (ISPN), Singapura, 6-10, dezembro, com vários palestrantes da nossa sociedade, eleição de nossos representantes nos comitês da ISPN e a posse pela segunda vez do Dr Francisco Salomão como presidente da ISPN.
Que venha 2023.