A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Há necessidade de um tratamento cirúrgico quando existe o diagnóstico de mielomeningocele.

A cirurgia pode ser feita logo após o nascimento, preferencialmente até 48 horas.
Realizar a cirurgia precocemente pode minimizar o risco de infecções associadas aos nervos expostos e também pode ajudar a proteger a medula espinhal de algum trauma adicional.
Durante o procedimento, um neurocirurgião pediátrico coloca a medula espinhal e tecido exposto dentro do corpo do bebê e os cobre com músculo e pele.
A cirurgia também pode ocorrer antes da criança nascer. Este procedimento, o chamado cirurgia fetal, deve ocorrer antes da 26ª semana de gestação. Nele, o neurocirurgião opera a coluna do bebê quando este ainda está no útero da mãe. Os trabalhos científicos indicam que a cirurgia fetal reduz a incidência de hidrocefalia. Contudo não há evidências sobre a melhora da movimentação dos membros do bebê. Nos dois tipos de correção cirúrgica (pré ou pós natal) da mielomeningocele o comprometimento neurológico se dá pela extensão e localização da lesão. Em relação a cirurgia fetal, deve ser esclarecido aos pais os riscos maternos e, também o risco de parto prematuro e também de aborto.
Ambos os procedimentos podem ser realizados em centros especializados.

Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Quer saber mais? Click nos links:

https://www.sbnped.com.br/index.php/pt/artigos/203-mielomeningocele-artigo-de-revisao

http://neurocin.com.br/new/index.php/en/blog/16-o-que-e-neurocirurgia-pediatrica

https://www.sbnped.com.br/index.php/pt/publicacoes/113-neurocirurgia-pediatrica-fundamentos-e-estrategias