James Tait Goodrich, faleceu na madrugada de 30.03.2020, na cidade de Nova Iorque, em decorrência de complicações pulmonares da COVID-19. Ele era Diretor da Divisão de Neurocirurgia Pediátrica (The Leo M. Davidoff Department of Neurological Surgery - Pediatric Neurosurgery) e Professor de Neurocirurgia, Pediatria e Cirurgia Plástica do Montefiore Medical Center, Faculdade de Medicina Albert Einstein, Bronx, Nova Iorque.

Ele estudou na Universidade da California, Irvine (UCI), sendo graduado na Graduate School of Arts and Sciences of Columbia University. onde recebeu o título de Mestre e Doutor em Filosofia. Doutorou-se em Medicina pela Columbia University College of Physicians and Surgeons, Nova Iorque. Fez o internato e residência no Hospital Presbiteriano e no Instituto Neurológico, ambos em Nova Iorque. Era membro da Real Sociedade de Medicina de Londres, Inglaterra e Professor Emérito da Universidade de Palermo, na Itália. Era também membro da Associação Americana para o Progresso da Ciência, Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos, e Sociedade Americana de Pediatria, dentre outras. Atuou como editor e revisor de importantes periódicos da especialidade, foi autor de mais de 270 artigos científicos e vários livros e capítulos de livro, com destaque para a cirurgia craniofacial. Ele integrou o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos de 1963 a 1968 e foi veterano da Guerra do Vietnã, onde serviu de 1967 a 1968..
A reconhecida habilidade e talento do Dr. Goodrich levaram-no a ser considerado um dos melhores cirurgiões da América do Norte. Ele era também um grande conhecedor da História da Medicina e da Neurocirurgia, colecionador de livros raros e de peças arqueológicas da era pré-colombiana.
Jim, como era conhecido pelos amigos que colecionou ao redor do mundo, nas palavras de uma pessoa muito ligada a ele, gostava de todos e todos gostavam dele. Era generoso, gentil, carismático e ao mesmo tempo humilde. Suas palestras e conferências eram uma experiência única na qual se mesclavam erudição e conhecimentos, temperados com um finíssimo humor. Era um conferencista muito solicitado e que jamais se recusou a participar de eventos. Ele se destacava no ensino de técnicas cirúrgicas e seus ‘hands-on” eram sempre muito concorridos.
Uma das suas grandes contribuições à Neurocirurgia Pediátrica foi a separação cirúrgica de gêmeos craniópagos, mediante um meticuloso planejamento das várias etapas cirúrgicas, o que modificou radicalmente os resultados do tratamento dessas malformações. Isto pode ser comprovado em 2018 e 2019, quando orientou cirurgias realizadas em Ribeirão Preto e Brasília. Nesta ocasião e em outras, fez uso de simulações utilizando modelos invejavelmente perfeitos.
Jim Goodrich recebeu inúmeros prêmios e honrarias. Em 2017, durante o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica em Florianópolis, ele foi merecedor de uma homenagem especial por seus pares, em reconhecimento à sua contribuição à Neurocirurgia Brasileira. Seus laços com a nossa Sociedade eram muito fortes e, com seu passamento, uma dolorosa sensação de perda se abateu sobre todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele.
Que ele descanse em paz.

José Francisco M. Salomão
Presidente da International Society for Pediatric Neurosurgery (ISPN)

Ricardo Santos de Oliveira
Coordenador Departamento de Neurocirurgia Pediátrica SBN