Duas histórias de luta e perseverança.
Rilton Morais, sergipano de Aracaju, neurocirurgião, formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe em 1998, com Residência Médica em Neurocirurgia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro e subespecialização em Neurocirurgia Pediátrica pelo Instituto Federal Fernandes, retorna à sua cidade natal em 2005 e inicia a neurocirurgia pediátrica em Sergipe. Lutando contra vários interesses, forma o primeiro Serviço de Neurocirurgia Pediátrica de Sergipe no Hospital Governador João Alves Filho e depois o Serviço de Neurocirurgia Neonatal na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, instituições de referência para o tratamento do SUS no estado.

Em 2008, recria junto a 3 grandes colegas o Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Cirurgia, instituição histórica fundada em 1926 e referência médica de Sergioe. O serviço que estava fechado havia 10 anos retoma seu lugar de destaque e alguns anos depois torna-se centro formador de novos neurocirurgiões. Em novembro de 2018, Dr. Rilton Morais é nomeado Diretor Técnico deste grande hospital. Nesse ponto, o neurocirurgião pediátrico membro da SBNPED teve que escolher entre a vida no consultório e centro cirúrgico e assumir a frente um hospital de 240 leitos, 50 deles em Unidades Intensivas, e responsável pela grande maioria dos procedimentos de alta complexidade do Estado. Na pandemia pelo COVID-19 seu papel foi decisivo na sustentação técnica do principal hospital do estado no combate e salvamento de centenas de vidas.
Após a pandemia, o hospital segue sua grande missão e agora luta para reduzir o grande número de pacientes aguardando tratamentos complexos.

A SBNPED em ação também na sociedade civil.