IMG 20210912 WA0010*22.05.1956 / 11.09.2021+

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento de nosso ilustre colega o Prof. Dr. Michel Zerah, no dia 11.09.2021.

O Prof. Zerah foi um grande mestre e mentor de inúmeros neurocirurgiões, no mundo e aqui no Brasil.

Participou de vários Cursos e Congressos, tendo como destaque sua dedicação incondicional no ensino. Com seu conhecimento, sua humildade e um carisma incrível fez inúmeros amigos e alunos por onde passou. Suas conferências sempre foram experiências únicas, abordando cada assunto de forma magistral, com destaque às doenças da transição crânio-cervical e os disrafimos espinhais.

Foi autor de mais de 261 artigos científicos e vários livros e capítulos de livro, com destaque para a cirurgia dos lipomas lombares, Chiari, doenças de depósito, entre outras. Seu último projeto foi o desenvolvimento da cirurgia fetal no Hospital Necker.

Michel Zerah tinha uma habilidade incrível para agregar pessoas e, assim trilhou um caminho de respeito, carinho e amizade por onde passou.

Foi chefe do Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Necker, Paris, França onde dedicou uma grande parte de sua vida, ensinando e operando inúmeras crianças.

Uma perda imensa e irreparável para todos que o conheceram e que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ele.

E, expressando inteira solidariedade, a O Departamento de Neurocirurgia Pediátrica envia votos de pesar e mensagens de condolências aos familiares.

Biografia:

Chefe do Serviço de Neurocirurgia Pediátrica – Hospital Necker, Paris, França
Presidente da European Society for Pediatric Neurosurgery (ESPN)
Presidente da Sociedade Francesa de Neurocirurgia Pediátrica
Membro da Academia Nacional Francesa de Cirurgia
PhD em Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Coordenador do Curso Europeu de Neurocirurgia Pediátrica entre 2002 e 2014.
Colaboração com a Sociedade de Neurocirurgia do Vietnã onde praticou o trabalho solidário e treinou inúmeros profissionais.

 

Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Coordenador Departamento de Neurocirurgia Pediátrica SBN
Presidente da SBNPed