O ano de 2020 apresentava-se promissor. Eventos científicos e reuniões programadas, em níveis nacional e internacional. 

No dia 29 de fevereiro, de forma inédita a SBNPed realizou uma reunião de planejamento estratégico com os membros da diretoria, conselhos e comissões. 
Contudo, no dia 11 de março a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou uma pandemia em decorrência de um novo tipo de Coronavírus (Sars-Covid19). 
Desde então, vários países, incluindo o Brasil tentam atravessar este período triste da história da humanidade, com quase 7 milhões de infectados e mais de 400000 óbitos, até o momento. 
Dentre as milhares de pessoas que perderam a vida em decorrência da pandemia, destacamos com muito pesar, nosso querido amigo James Tait Goodrich falecido na madrugada de 30 de março de 2020, na cidade de Nova Iorque, em decorrência de complicações pulmonares da COVID-19. Uma perda irreparável para a neurocirurgia mundial.
Apesar do momento complicado, a SBNPed procurou se reinventar e criar novos caminhos. A utilização da plataforma digital possibilitou que pudéssemos iniciar um programa de aulas, mesclando temas consagrados com assuntos gerais.
Tivemos uma surpreendente exposição nas mídias sociais, conseguindo superar 1000 seguidores no Instagram, além de mais de 200 inscritos no canal do You Tube da SBN Ped.
A parceria com as ligas acadêmicas foi fundamental, aproximando a SBN Ped do meio acadêmico, aumentando nossa visibilidade, mas sobretudo cumprindo um importante papel de intercâmbio de conhecimentos entre várias gerações de neurocirurgiões e de possíveis futuros colegas.
A revista científica da SBN Ped (Archives of Pediatric Neurosurgery - APN) publicou seu Volume II (número 1), e em breve o número 2 estará online. Recebemos um e-mail do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, reconhecendo a revista e confirmando o ISSN. A outra boa notícia foi a indexação na plataforma do Google Acadêmico.
Reuniões entre membros da Diretoria e gestores foram realizadas para discutirmos o impacto da pandemia nos eventos da SBN Ped, encontrando as melhores soluções em tempos difíceis. 
Até o momento, o Consenso SBN Ped permanece adiado, a depender de outros eventos em 2021. O LACPN foi remarcado para novembro, dependendo das condições sanitárias e da malha aérea nacional e internacional. O Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica está sendo avaliado criteriosamente, para definirmos uma estratégia para sua realização, da melhor maneira possível, privilegiando o programa científico.
Outras reuniões de alinhamento foram realizadas entre a Diretoria /Conselho Deliberativo e Comissões.
Apesar do momento econômico delicado, conseguimos renovar o contrato de patrocínio da Medical Support até 2021, ampliando assim, nossas possibilidades de investimentos.
Apesar do cenário desafiador, a Diretoria da SBN Ped continuará trabalhando e procurando inovações para tornar nossa Sociedade cada mais representativa.

Diretoria Executiva SBNPed.