Caro Dr. Ricardo dos Santos Oliveira
Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica (SBNPed)

São evidentes e óbvias as mudanças provocadas pelo coronavírus em todo mundo e em todas as esferas da sociedade. Vemos mudanças de padrões sociais, financeiros e evidentemente, na área da saúde, não só pública como também privada. A Medicina também se reinventa. A prioridade não é exclusivamente ao combate ao coronavírus; as demais patologias continuam existindo e devem ser atendidas e tratadas. Vimos mudar a relação médico-paciente e a telemedicina tomar força. Mas também vimos as interações profissionais tomarem novos rumos.
Até então, reuniões, meeting, discussões e mesas redondas ficavam bem restritas aos grandes encontros em Congressos ou nos grandes centros, pela óbvia concentração de profissionais e facilidade de acesso. Entretanto, a enorme maioria dos profissionais atuantes em uma área médica ficava as margens destas discussões e eventos.
Moro em Colatina, uma cidade na região Noroeste do ES, há cerca de 2h da capital Vitoria e com pouco mais de 120 mil habitantes. Colatina tem sua força financeira ainda na agropecuária e também em serviços, com destaque para área médica. Desde 2006, atuo como neurocirurgião, tanto na medicina pública quanto na medicina privada. Com este isolamento e maior dificuldade de acesso aos grandes centros, tenho ainda menor acesso a atualização, encontros e discussões. Uso do contato com amigos que moram em grandes centros para discutir casos, trocar opiniões.
Tenho seguido as redes sociais da SBNPED e me atualizado. Tenho acompanhado aulas on-line e grupos de discussão. Afirmo que tem sido surpreendentemente proveitoso. Na verdade, uma adaptação que deu certo. A minha surpresa foi saber ser uma proposta desta diretoria da SBNPED, ser um projeto de levar o conhecimento, interação aos colegas especialistas mais distantes dos menores centros.
Portanto, venho parabenizar esta diretoria por tão oportuna e rapidamente ter colocado em prática esta interação entre colegas de grandes e pequenos centros, difundindo o conhecimento e proporcionado interação entre as várias realidades que enfrentamos na Neurocirurgia Pediátrica Brasileira.

Petterson Giostri Ferrari
Neurocirurgião
Membro Titular da SBN / SBNPed