Recentemente, uma notícia envolvendo o filho dos apresentadores de televisão Luciano Huck e Angélica teve repercussão nacional. Benício, de 11 anos de idade, sofreu um traumatismo craniano enquanto praticava wakeboard na baía da Ilha Grande, área turística no sul do estado do Rio de Janeiro. Devido ao impacto da prancha em sua cabeça, o garoto teve que ser submetido a uma neurocirurgia de urgência. Foi atendido e operado por um neurocirurgião pediátrico.

Mas... o que é a Neurocirurgia Pediátrica?

Se a sua criança tem um problema cirúrgico comprometendo o sistema nervoso (cérebro ou medula), o neurocirurgião pediátrico é o profissional mais capacitado para tratá-lo.

As enfermidades neurocirúrgicas vistas pelos neurocirurgião pediátrico são muito diferentes daquelas comumente atendidas pelo neurocirurgião geral.

O treinamento específico na área e o conhecimento das doenças pediátricas são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento, além de um relacionamento adequado com os familiares. 

Crianças e adolescentes jamais devem ser tratados como “adultos pequenos”, pois apresentam particularidades e cuidados específicos.

Por: Dr. Ricardo Santos de Oliveira (CRM 81527) - Presidente SBN-Ped 2019-2021