Há 20 anos ajudando a formar e atualizar os neurocirurgiões na arte de cuidar das crianças. 


A neurocirurgia pediátrica se ocupa em tratar diversas condições que afetam o sistema nervoso da população pediátrica, a qual não pode ser abordada meramente como um adulto miniatura dado às suas múltiplas peculiaridades. Um neurocirurgião dedicado em tratar crianças, deve conhecer e dominar habilmente a técnica cirúrgica e também aplicá-la com sabedoria em diferentes situações, muitas vezes temperadas pela baixa tolerância ao sangramento, hipotermia, maior fragilidade tecidual, assim como saber respeitar as diversas etapas do desenvolvimento cerebral, aprender a interpretar as frequentes variações anatômicas e até atualizar-se com o crescente volume de informações de outros campos do conhecimento como genética, oncologia e até mesmo da informática. Tarefa muito desafiadora para os jovens residentes e neurocirurgiões.

 A necessidade do aprimoramento com treinamento intensivo das múltiplas habilidades requeridas por um neurocirurgião pediátrico foi realizada inicialmente em forma de curso em 1986 na cidade de Paris sob a liderança dos neurocirurgiões Maurice Choux, Cocenzio Di Rocco e K. Hovind. Rapidamente, o sucesso desse projeto expandiu-se para a Ásia e recebeu o apoio da Federação Mundial de neurocirurgia (WFNS), órgão mais importante da neurocirurgia mundial. Com o intuito de ajudar residentes em formação em neurocirurgia e neurocirurgiões dos países de língua latina a alcançar padrões de excelência nesse âmbito, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia pediátrica apoiada pela sociedade internacional de neurocirurgia pediátrica (ISPN), conduziu o primeiro curso latino americano na cidade de Florianópolis há 20 anos.
Na época, liderado pelos neurocirurgiões Dr. Hélio Rubens Machado e Dr. Ricardo de Oliveira. Esse curso ocorre em ciclos, abrangendo os principais tópicos da neurocirurgia pediátrica. Cada curso ocorre em quatro dias compondo-se de sessões científicas matutinas com aulas e discussões de casos, seguidas por sessões vespertinas com aulas, apresentação e discussão de vídeos de cirurgias, “hands-on” e “ solve a case”, onde os alunos treinam as habilidades cirúrgicas e raciocinam sobre casos reais, respectivamente. Acrescente isso a convivência próxima com grandes expoentes da neurocirurgia como na época do primeiro curso que teve a honra de ser presidido pelo Dr. Hélio Rubens Machado, que contribuiu enormemente com a formação dos neurocirurgiões pediátricos de diversas nacionalidades. 
Na sequência histórica, esse excelente curso aconteceu em Puerto Iguazu -Argentina (2005);  Mangaratiba- Rio de Janeiro (2006); seguindo-se o segundo ciclo em Natal, Brasil (2007); Córdoba – Argentina (2007) e Campos do Jordão- Brasil (2009). Seguindo-se pelo terceiro ciclo em Pirenópolis – Brasil (2010); Puerto Vallarta – México(2011), Buenos Aires (2012) e em Imbassaí – Bahia (2013). Quarto ciclo em Guarujá(2016), Lagoa Santa(2018) e Fortaleza (2022).
Nesse ano, o quinto ciclo iniciará na cidade de Buenos Aires, onde mais uma vez esse importantíssimo curso contribuirá para o treinamento e formação da neurocirurgia pediátrica e em última instância, disseminar tratamento de qualidade para a saúde das crianças da América Latina.