Olá, obrigado pelo interesse.

A espasticidade pode aumentar o grau de dificuldade para realizar atividades diárias tais como: Caminhar, escovar os cabelos, alimentar-se, escovar os dentes, vestir-se e realização da higiene pessoal.

A espasticidade deve ser diagnóstica o mais cedo possível e, iniciar a fisioterapia para ajudar no “amolecimento” da musculatura, evitando complicações como encurtamentos.

Alguns medicamentos podem ser administrados por via oral para ajudar neste relaxamento muscular.Em alguns casos, as injeções de toxina botulínica podem reduzir o endurecimento da musculatura, contudo após alguns meses o efeito desaparece.

O tratamento deve ser sempre acompanhado por uma equipe multidisciplinar, e em casos específicos o tratamento cirúrgico pode ser necessário.
Entre as cirurgias que podem ser realizadas, a rizotomia seletiva e a colocação de bombas com injeção de medicamento dentro do espaço dos nervos (intradural) podem ser realizadas.

O Brasil oferece todos os tratamentos em serviços especializados, inclusive no SUS.

Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Quer saber mais? Click nos links:

http://neurocin.com.br/new/index.php/en/blog/17-cirurgia-da-espasticidadehttp://neurocin.com.br/new/index.php/en/blog/16-o-que-e-neurocirurgia-pediatrica

https://www.sbnped.com.br/index.php/pt/artigos/117-cirurgia-de-espasticidade