Uma pergunta muito importante. Vamos lá!

Alguns sinais clínicos são fáceis de identificar, mas fazem confusão com diversas outras doenças mais frequentes na infância. Os mais comuns são dores de cabeça e vômitos, muitas vezes decorrentes do aumento da pressão no interior do crânio.


Assim, quando a criança se queixa frequentemente de dores de cabeça, principalmente a noite, ou acordam com dores de cabeça ou vomitando devem ser investigadas.

Até 40% das crianças com tumores cerebrais podem apresentar acúmulo de líquido céfalo-raquidiano (hidrocefalia), o que rapidamente pode evoluir para uma sonolência excessiva e perda dos reflexos. Outros sintomas como crises epilépticas, paralisias em alguma parte do corpo, alterações de fala eventualmente podem aparecer.
Outros sinais menos comuns, tais como alterações na curva de ganho de peso e altura, sede excessiva e grande volume e frequência urinária, sinais de puberdade precoce, devem servir de alerta para pediatras que acompanham seus pacientes. Investigações endocrinológicas eventualmente evidenciam tumores cerebrais como sendo a causa desses transtornos de desenvolvimento.

Quando ocorre o diagnóstico, é indicado procurar um neurocirurgião para esclarecer todas as dúvidas com relação à gravidade do problema e à melhor forma de tratar o problema.

Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Quer saber mais? Click nos links:

https://www.sbnped.com.br/index.php/pt/publicacoes/113-neurocirurgia-pediatrica-fundamentos-e-estrategias

http://neurocin.com.br/new/index.php/en/blog/16-o-que-e-neurocirurgia-pediatrica

http://www.archpedneurosurg.com.br