Globe25SelectBlue

A SBNPed se solidariza com a Associação Brasileira de Cirurgia Crânio Maxilo Facial (ABCCMF) e presta homenagens a dois colegas que faleceram vítimas da Covid-19.
É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Marco Aurélio Lopes Gamborgi, em Curitiba no dia 04/12/2020, cirurgião plástico e membro da ABCCMF. O Dr. Gamborgi deixou um legado no tratamento das fissuras lábio-palatinas.

Comunicamos consternados também o falecimento na data de 07/12/2020 do Dr. Ricardo José Lopes da Cruz, ex-Presidente da ABCCMF, na cidade do Rio de Janeiro. O Dr. Ricardo Cruz foi um grande entusiasta da Cirurgia Craniofacial tendo feito muitos amigos na SBNPed.
O Dr. Ricardo Cruz era membro da Academia Nacional de Medicina, ocupando a cadeira de número 62.
Criou e chefiou o Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital Federal de Ipanema entre 1983 e 2003. Foi médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional do Câncer por seis anos (1985 a 1990); e do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Instituto Fernandes Figueira por doze anos (1990 a 2003). Desde fevereiro de 2003, criou e chefia o Centro de Atenção Especializada em Cirurgia Crânio-maxilo-facial do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) atendendo a pacientes com deformidades congênitas, do desenvolvimento e adquiridas (por trauma e tumores) do esqueleto cranio-facial (fonte: https://www.anm.org.br/ricardo-jose-lopes-da-cruz/).
Dr. Ricardo Cruz escreveu dois excelentes textos sobre a história da cirurgia craniofacial. Seguem os links:
http://www.abccmf.org.br/medicos/?page_id=349
http://boletim.med.br/en/2015/02/26/a-historia-da-cirurgia-craniofacial-um-passado-de-guerras-e-herois/

Uma profissional exemplar com uma retórica belíssima.
Perdas irreparáveis para a Cirurgia Craniofacial Brasileira. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Dr. Ricardo Santos de Oliveira
Presidente SBNPed 2019-2021