A Orquestra Sinfônica é sem dúvida uma das maravilhas da humanidade. Na Orquestra Sinfônica mora a perfeição do equilíbrio dos instrumentos ocidentais. Todos acústicos! E tão bem relacionados! A sincronização dos instrumentos nos traz uma imensa felicidade.

A neurocirurgia é uma arte, associando a técnica cirúrgica, o raciocínio clínico, o planejamento radiológico e a execução do ato. A cirurgia não se inicia ao incisar a pele, mas muito tempo antes, em cada detalhe que deve ser analisado.
O nosso palco é o centro cirúrgico, nossos instrumentos cirúrgicos desfilam diferentes materiais, desde o mais duro e robusto aos mais delicados instrumentos que devem tocar com delicadeza cada estrutura. Os nossos músicos são todos que trabalham para que tudo funcione de forma sincronizada e perfeita. O foco cirúrgico nos ilumina a cada instante. O maestro neurocirurgião deve saber conduzir a “sinfonia” da melhor forma. Não temos plateia, enquanto a sinfonia acontece nosso paciente permanece num sono profundo.
Nossa sinfonia é silenciosa.

por Dr. Ricardo Oliveira