O Movimento Maio Amarelo foi criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As crianças são afetadas com frequência pelos acidentes do trânsito. A sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica vem se juntar com outros representantes da sociedade civil nessa importante campanha de conscientização para diminuirmos a violência no trânsito.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, que em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes ocorreram por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

A SBNped ressalta a necessidade de melhorarmos a segurança de nossas crianças no trânsito. Foi criada a campanha “Se Liga no Cinto” para reforçar a necessidade da utilização do cinto de segurança, partindo do princípio de que a criança é o principal instrumento de educação da família.
Além disso são necessárias medidas de conscientização e tomada de ações preventivas como:
• Utilização de assentos adequados para cada idade
• Uso do cinto de segurança
• Diminuição de velocidade dos veículos perto de escolas
• No transporte escolar aumentar a segurança das crianças
• Valorizar a campanha “Se liga no Cinto” da SBNPed
• Cuidado com o transporte de animais de estimação perto de crianças nos veículos
• Evitar a amamentação durante o transporte no veículo
• Cuidado com brincadeiras perto de vias de grande movimentopelo risco de atropelamento
• Evitar o transporte de crianças em motocicletas de forma inadequada
• Uso de capacete sempre que usar bicicletas e patinetes
A SBNPed reforça a necessidade de aproveitarmos o Maio Amarelo para que possamos diminuir cada vez mais os riscos de nossas crianças no trânsito brasileiro.