A cidade de Buenos Aires, na Argentina sediou entre os dias 01 e 03 de julho de 2019 o Curso de Treinamento de Cirurgia Endoscópica Ventricular, Cerebral e Base de Crânio.

O curso foi organizado pelos Drs. Sebastián e Roberto Jaimovich, tendo sido realizado no moderno Instituto FLENI (parte teórica) e a parte prática na conceituada Faculdade de Medicina de Buenos Aires. A SBN-Ped esteve representada pelos Dr. Ricardo Santos de Oliveira e Dra. Nelci Zanon que apresentaram temas teóricos e foram tutores na parte prática. A Neurocirurgia Brasileira esteve também representada pelos Drs. Eduardo Velutini e Américo dos Santos Leite.
O evento contou ainda com a presença de vários colegas latino-americanos, entre eles os Drs. Gustavo Haddad e Luis Bassagaisteguy conhecidos internacionalmente pela descrição do retalho nasal de Haddad-Bassagaistegy. A utilização de modelos criativos de baixo custo para simulação de técnicas endoscópicas ventriculares foi muito elogiada pelos participantes.

Dr.Ricardo Santos de Oliveira
Presidente SBN-Ped

legenda  1:Curso de Treinamento de Cirurgia Endoscópica Ventricular, Cerebral e Base de Crânio, Instituto FLENI, Buenos Aires (esquerda para a direita: Drs. Ricardo Santos de Oliveira, Graciella Zuccaro, Nelci Zanon e Roberto Jaimovich).

legenda 2:Materiais utilizados na parte prática endoscopia ventricular e cerebral.