Globe25SelectBlue

Se liga no Cinto!

se liga no cinto

O Projeto

“Se liga no Cinto!” é um projeto inovador que busca a participação da população em geral, na vigilância do uso de cintos de segurança e de equipamentos de contenção adaptados para crianças e animais (cadeirinhas / assentos de retenção).

O foco do projeto é a sensibilização de crianças e adolescentes para o uso adequado do cinto de segurança em veículos.

A ideia

“Se Liga no Cinto!” nasceu a partir da observação sistemática e criteriosa da necessidade de conscientização da população para o uso adequado do cinto de segurança no banco traseiro e equipamentos de contenção, em veículos.

A necessidade

O uso de cadeirinhas e equipamentos de contenção têm ainda sido negligenciados ou utilizados de forma inadequada, apesar de legislação e instrumentos de regulação.

A importância

Acidentes de trânsito podem ocorrer com consequências desastrosas. A prevenção pode ser a diferença! Crianças posicionadas de forma adequada, com os equipamentos corretos de contenção estão mais protegidas de lesões corporais. Animais de estimação também devem ser transportados de forma adequada e segura.

A atuação

Ações conjuntas e coordenadas serão realizadas com o apoio de instituições ligadas ao trânsito, à saúde, educação e cultura. Promover a sensibilização de gestores e educadores das escolas de ensino fundamental e médio para o desenvolvimento de ações de prevenção aos eventos decorrentes da não utilização do cinto de segurança ou de sistema de retenção.
 
 

Se Liga no Cinto na mídia

Instituições apoiadoras

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Corpo de Bombeiros – GRAU
(Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências e Emergências)