Todos temos (talvez alguns psicopatas, não...). São de todos os tipos e ocasiões. Temos alguns amigos de toda vida, alguns que resolvem nossa vida em alguns segundos e desaparecem, tem aqueles que você vê sempre, mas nunca esteve com eles mais tempo para gostar, tem aqueles que foram amigos, mas o tempo levou, o caminho levou ou a distância não permite.

Tem amigos que mesmo tendo acontecido problemas, você sente saudade. Tem os que foram amigos, mas não merecem mais estar na sua lista. Tem aqueles que nunca foram amigos, e você achava que era. Tem amigo secreto.
Amigos de muito tempo, amigos de muito tempo que você não vê, amigos que você não gostaria de ver mais. Amigos que se foram de vez (esse é um problema do passar do tempo, velhos e cachorros acabam morrendo antes de você)
É estranha a amizade. Ela pode ser criativa (tenho alguns momentos com alguns que foram inacreditáveis e irreproduzíveis). Ela pode ser destrutiva, ela pode tragar e acabar com você.
Aos amigos tudo! Aos inimigos a lei (mantenho relação com alguns não amigos que me jogam muito para frente e para cima!). Como diz aquela piada, nem todo inimigo quer te prejudicar e nem todo amigo quer te ajudar (quem me conhece sabe que os termos não são esses...).
Tem amigo do esporte, tem conhecido do trabalho e tem muita gente muito intima por alguns momentos. Tem aquelas que passaram e foram muito intimas, tem aquelas que estiveram do seu lado sempre e você não conhece, tem aqueles que você nunca vai conhecer e penetrar no amago.
Tem aquela amizade que já foi intimidade, e virou só amizade. Tem aquela amizade que virou intimidade, tem aquela que sempre foi obscena e amizade ao mesmo tempo (essas são uma delícia e valem muito a pena investir todas as fichas).
Tem amizade de filho, tem amizade de parente, tem amizade de mãe ou sogra (quando são inteligentes, iam ser amigas independente dos laços). Tem amizade de cão, cavalo, gato (meu Deus, esses não pedem nada em troca).
Tem amigo que você escolhe e investe, tem amigo que te cai no colo, mas se você escolhesse não imagina ter um melhor. Tem amizade de segundos, pela educação da pessoa, que nunca mais vai encontrar, e esse sujeito faz outra amizade um segundo depois, na mesma fila.
Tem amizade de namoro, casamento, viuvez. Tem amizade de vizinho, só quando pega o jornal na porta de manhã. Tem vizinho que é amigo, só segurando a onda quando a sua turma faz barulho. Tem amigos desde a escola.
Tem uns que querem te ver pelas costas, tem os que tem que estar sempre do lado, tem os que deveriam estar mais a seu lado, tem os que tinham que ter estado naquele momento, mas não puderam, ou não quiseram.
Amigos de interesse, amigos desinteressados, amigos que se interessam por sua vida, amigos avoados.
Amizade de bar, da feira, da rua, do estacionamento, da portaria, da academia, do clube, da reunião, da fila, da eleição, do veterinário, da espera do DETRAN, de todos os jeitos.

O que eles têm em comum? Nada e eventualmente tudo. O que interessa é que continuemos a entender o outro como igual, partindo do princípio que temos semelhanças, ou não, que impedem que sejamos indiferentes ao outro. Isso se chama humanidade, e anda muito em falta hoje em dia. Empatia ao invés de ódio, simpatia (que é quase amor) e compaixão (que é sofrer junto – pascio de Cristo, sofrimento de Cristo).
Amigos, enfim...

Por Dr. Antonio Bellas