Select

Escoliose é definida como uma curvatura na coluna vertebral, maior ou igual à 10 graus no plano coronal (visão de frente) do paciente. Existem inúmeras causas para o surgimento da escoliose, esta pode ser classificada como: neuromuscular, neural, sindrômica, congênita e idiopática. 

As crianças são indivíduos em desenvolvimento e apresentam fragilidades e peculiaridades que as distinguem dos adultos, como por exemplo a presença de uma estrutura óssea mais frágil na cabeça e, nas crianças mais novas, a fontanela (moleira).

A gestação e a espera por uma criança representam momentos de intenso envolvimento emocional para uma família que está se constituindo. Em um mundo em que expectativas são cada vez mais idealizadas, a descoberta de uma alteração na formação do feto, como a mielomeningocele, traz angústias e muitas dúvidas sobre o futuro do desenvolvimento neurológico do bebê.

Muitos médicos desejam melhorar sua vida financeira mas não sabem como, nem por onde começar. Eles querem investir e multiplicar a riqueza, mas se veem presos aos obstáculos, às incertezas, às dificuldades e à falta de tempo e de conhecimento. Por conta disso, grande parte nem chega a iniciar a caminhada rumo à independência financeira e, dos que começam, grande parte acaba desistindo no meio do caminho. Acesse aqui.

MD, MSc, MBA Francinaldo Lobato Gomes (Neurocirurgião e Educador Financeiro)